Você encontra aqui as suas lembranças! Garimpe! NÃO temos loja física: contatomofo@mofoemofados.com.br - (11) 99183.4331

Dona Guidinha do poço

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Em estoque

R$5,00
OU

Descrição Rápida

Obra de Manoel de Oliveira paiva, Dona Guidinha do Poço resgata elementos da cultura nordestina e pormenores da vida interiorana, na história de uma mendiga que, no final do século XIX, era alvo de piadas nas ruas, por ter sido condenada pela Justiça de Quixeramobim pelo assassinato do próprio marido. A tragédia inclui elementos de vingança, prisões e mortes.
O autor cearense teve uma única obra publicada em vida: foi A Afilhada, novela que saiu em folhetins no Libertador em 1889. Neste jornal e em A Quinzena saíram alguns de seus poemas abolicionistas e seus contos realistas.
Em livro, porém, seus escritos só seriam publicados postumamente, algumas dezenas de anos depois da sua morte.
Sua obra-prima, Dona Guidinha do Poço, escrito em 1892, é um dos maiores romances do Naturalismo brasileiro e possui uma história interessante: seus originais foram entregues pelo próprio autor ao amigo Antônio Sales, que entregou uma cópia a Lopes Filho, que a perde, e outra a José Veríssimo, que iniciou a publicação, interrompida com a falência da sua Revista Brasileira; no fim dos anos 40, porém, Lúcia Miguel-Pereira encontra uma cópia com Américo Facó, depois de intensa pesquisa. Ela publicou, finalmente, Dona Guidinha do Poço em 1952.
Livro em bom estado de conservação,páginas amarelecidas pelo tempo, capa e lombada com vincos. Carimbo da livraria na página de rosto. Não contém anotações. 21 x 14cm, 139 p.

Dona Guidinha do poço

Duplo clique na imagem acima para visualizá-la maior

Reduzir
Aumentar

Mais Visualizações

Detalhes

Ano de publicação: 1981. Série Bom Livro, dirigida por Jiro Takahashi - Edição Didática. Texto integral

Informações Adicionais

Autor Manoel de Oliveira Paiva
Editora Ática

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.